sábado, 17 de maio de 2008

Serão Cultural


No passado dia 17 realizou-se mais um serão cultural na Associação cujo tema foi a poesia.
Deste encontro resultou o poema intitulado “Tributo ao Iloxe” que passamos a partilhar com todos.

Tributo ao Iloxe


As cervejas e o vinho
São a minha perdição,
O vinho tenho em casa,
A cerveja na Associação .

Ontem à noite bebi demais
Bebi um garrafão inteiro
De manhã acordei
No sitio do “strafogueiro”

Se calhar de morrer,
Por alturas do Natal
Quero que façais um buraco
E me enterreis no quintal .

Se pudéreis fazei uma festa
Até rufar o tambor
Mandai dizer a toda a gente
Mas não digais nada ao meu “stupor”

Vamos tratar do testamento
Que o resto não vale nada.
A Casa é pró Chacatrina,
Os portões pró casulada.
As parreiras são pró Tuxo,
O quintal pra rapaziada.

Também vos quero deixar
As roupas que tenho pró fado
Muitas calças e casacos
É tudo pró afilhado.

Toda esta roupa fica,
Isto que mal não pareça;
Pró meu afilhado querido
Qu’eu batizei de “Cabeça”.

Já me esquecia do Checo
O que devia ser o primeiro
Já tem qu’ir pra Valbasco
Pra herdar o castanheiro

Agora para terminar,
Não deixei nada ao meu irmão.
Quando aparecer por aí
Carregai-lhe com o garrafão.

Sem comentários: